Oficina Informática Maker – Projetos de IoT, Robótica e Geo3D

Aqui está a prévia da oficina Informática Maker – Projetos de IoT, Robótica e Geo3D oferecida em parceria com o Prof. Ricardo Töws. Leia com carinho e dê a sua opinião.

Horário: Terça-feira 09h55min – 12h06min

Resumo da Oficina: Nesta oficina vamos desenvolver projetos computadorizados integrando modelos, protótipos inovadores e dispositivos eletrônicos com Arduino. Vamos juntos construir e programar uma maquete de casa controlada pelo celular, robôs seguidores de linha, uma máquina arcade para jogos eletrônicos desenvolvido pelos próprios estudantes e um modelo geográfico que simula em tempo real o movimento de rotação e translação da terra. No desenvolvimento de todos estes projetos  e pela aprendizagem cooperativa vamos conhecer e nos aprofundar os diversos saberes da informática, como programação, redes, à arquitetura dos computadores, o funcionamento do sistema operacional, entre outros.

O principal pressuposto da Aprendizagem Cooperativa é permitir o desenvolvimento cognitivo e pedagógico de estudantes através de uma relação direta entre a melhoria no rendimento acadêmico e o desenvolvimento de competências sociais. Os estudantes aprendem mais e melhor quando interagem entre si, com autonomia, do que quando ocupam papel passivo, de ouvintes, nas aulas. Quando entendem o apoio mútuo é um elemento potencializador de resultados. Que o seu sucesso depende do sucesso de sua equipe e que a recíproca é verdadeira – o sucesso de sua equipe depende de sua participação pró-ativa, de seu engajamento.

Método de avaliação: Participação e engajamento; Apresentação de projetos e protótipos

Indicado para: Todos!

Ementa:

  • O Computador (sua história e o impacto na sociedade, os tipos e arquiteturas existentes, o seu esquema conceitual, seus componentes / Periféricos).
  • A Programação do Computador (A lógica de programação para computadores, as linguagens de programação, a programação básica de computadores, as ferramentas para desenvolvimento de programas de computador).
  • As Redes de Computadores (Seus fundamentos, aplicações no cotidiano, as arquiteturas e topologias, os ativos mais utilizado, o protocolo de comunicação TCP/IP, a tecnologia sem fio, os serviços de redes existentes).
  • O sistema operacional (Seus recursos, serviços e processos, os tipos e arquiteturas existentes, a interface com o hardware – interrupções e chamadas de sistema, o gerenciamento das tarefas – escalonamento, comunicação e coordenação, a gerência da memória, os arquivos e sistemas de arquivos, a virtualização e os tipos de máquinas virtuais.
Esta questão vai ajudar a distribuir as vagas pelas minhas oficinas conforme o interesse.
Sugestões sempre são bem-vindas
Opcional, mas seria muito legal que você se identificasse. Colocando seu nome posso planejar minha oficina pensando em todas as suas dificuldades, sonhos e afinidades.